Para entender porque os aços inoxidáveis resistem à corrosão, nós precisamos conhecer o que acontece quando os aços carbono comuns enferrujam.
O ar que respiramos contém cerca de 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio e o restante uma mistura de vapor de água e dióxido de carbono.Todos os metais reagem com o oxigênio e a água do ar formando uma camada superficial de óxidos. Esta camada é porosa e permite posteriores penetrações de oxigênio e água.
Desta forma a oxidação continua crescendo, produzindo a corrosão, mais conhecida como ferrugem.
A única maneira de prevenir este processo de corrosão no aço é proteger sua superfície. Isso pode ser feito com:
– Pinturas
– Óleos
– Filmes não porosos
O Cromo contido nos aços inoxidáveis reage com oxigênio do ar formando uma fina camada superficial. Apesar de muito fina, esta camada de óxido de Cromo não é porosa e portanto impede que a superfície do aço entre em contato com a atmosfera. Isto previne a corrosão do aço provocada pelo meio ambiente.
Esta camada aderente e resistente é invisível a olho nu e permite que o brilho natural do metal possa ser visto. Se danificada, é capaz de se auto-regenerar quase instantaneamente mantendo a proteção do aço. Esta camada é chamada de Camada Passiva.
Camada Passiva é uma camada extremamente fina, contínua, estável e resistente formada sobre a superfície do Aço Inox pela combinação do oxigênio do ar com o Cromo do aço. Essa camada protege o inox contra a corrosão do meio ambiente.
Formação e Características da Camada Passiva: aparece espontaneamente quando há presença de Cromo e oxigênio. A formação é instantânea pois o Cromo e Oxigênio têm muita afinidade. É muito estável (não se desprende) e está presente em toda a superfície do aço. Não é porosa (bloqueia a ação do meio agressivo), e é praticamente invisível.